Capacid@de Digital: agora em modo presencial na região

Relembramos que o projeto Capacid@de Digital, a cargo do Gabinete de Apoio ao Empreendedor da ESTG, teve início em 2020, quando formamos uma rede de voluntários Estudantes da Escola para a capacitação para o digital da população adulta do Tâmega e Sousa. Desde então realizamos algumas ações online junto daqueles que tinham já a informática na ótica do utilizador bem presente, com sessões sobre Cibersegurança e o Regulamento Geral de Proteção de Dados asseguradas pelas estudantes Catarina Sousa e Sofia Cunha, ambas da Licenciatura em Segurança Informática em Redes de Computadores.

As sessões presenciais no Município de Baião decorreram em quatro freguesias, durante a segunda quinzena do mês de maio, e envolveram cinco estudantes da ESTG, voluntários – Adélia Moreira, da Licenciatura em Solicitadoria, Catarina Marçal da Licenciatura em Sistemas de Informação para a Gestão, Daniel Teixeira da Licenciatura em Engenharia Informática, Diogo Mota do Curso Técnico Superior Profissional em Gestão e Negócio de PME e José Monteiro do Mestrado em Engenharia Informática. No total foram cerca de 41 os participantes envolvidos.

Durantes as sessões os estudantes proporcionaram o primeiro contacto dos participantes presentes com um computador com uma grande motivação e recetividade por parte de todos os formandos envolvidos. Presentes na primeira sessão para receberem os participantes estiveram a Vereadora da Câmara Municipal de Baião, Anabela Cardoso, e a Vice-Presidente da nossa Escola, Carla Pereira. As várias sessões foram ainda acompanhadas pela colaboradora do GAE, Renata Freitas, e de forma alternada pelos docentes da ESTG na área da Informática, Óscar Oliveira e Mariana Carvalho. Agradecemos a todos os envolvidos nestas ações a dedicação colocada na capacitação para o digital da população desta região.