Como criar estratégias de economia colaborativa, com propósito social, que dinamizem o comércio local?

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Numa perspetiva de aproximar e fomentar a colaboração entre o tecido empresarial e a comunidade académica do Tâmega e Sousa, a Rede de Apoio à Atividade Económica do Tâmega e Sousa vai dinamizar um conjunto de Desafios Empresariais.

Os Desafios Empresariais consistem em problemas reais, identificados por empresas ou entidades e propostos à comunidade académica e científica da instituição de ensino superior público do Tâmega e Sousa – a Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico do Porto (ESTG) –, tendo em vista a respetiva discussão por grupos de trabalho candidatos e eventual desenvolvimento de ideias/propostas para hipotéticas soluções futuras, a concretizar pelos interessados/pelas empresas. 

O primeiro Desafio, que se realiza de 12 a 15 de outubro, na ESTG, em Felgueiras, será desenvolvido em colaboração com a Câmara Municipal de Lousada. 

Este Desafio propõe a seguinte discussão: Como criar estratégias de economia colaborativa, com propósito social, que dinamizem o comércio local? O desafio consiste na criação de uma rede e/ou plataforma (online e/ou offline) que permita fomentar o comércio local do Município de Lousada com base em princípios de inovação social e economia colaborativa, e que promova dinâmicas de coesão económico-social. 

Os Desafios Empresariais da Rede de Apoio à Atividade Económica do Tâmega e Sousa são promovidos pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa e pela empresa municipal Qualidade de Basto – Empresa para o Desenvolvimento do Tecido Económico Local, em parceria com a ESTG, o Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa e da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Esta iniciativa é cofinanciada pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

DESTINATÁRIOS 

Podem participar grupos de 3 a 5 pessoas, tendo cada um deles de ser obrigatoriamente constituído por, pelo menos, 2 estudantes e 1 docente/investigador/bolseiro da ESTG. Os restantes elementos podem ser outros membros da comunidade do Instituto Politécnico do Porto e/ou 1 elemento externo especialista na temática a ser trabalhada.

INSCRIÇÃO 

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia, até ao dia 9 de outubro.

Inscreva a sua equipa aqui

PRÉMIO 

A melhor solução apresentada ao Desafio Empresarial será distinguida com um prémio surpresa, a anunciar no final do desafio.

REGRAS E INSTRUÇÕES DE INSCRIÇÃO 

Consulte aqui. 

© 2021 Gabinete de Apoio ao Empreendedor - Escola Superior de Tecnologia e Gestão. Todos os direitos reservados